top of page

Marca Rio Carnaval é lançada oficialmente em coletiva na Cidade do Samba

Inspirada no bailado de uma porta-bandeira, a imagem representa a força da comunidade do Samba




Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2022 – O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí agora tem uma marca: Rio Carnaval. Criada pela Tátil Design e capitaneada pela LIESA, o desenho traz a força da comunidade do Samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção. Com um nome que dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas, a Rio Carnaval concretiza um símbolo que traduz a energia contagiante da festa trazendo ainda mais protagonismo para os profissionais do Carnaval, que são a peça criativa e realizadora da maior celebração popular do Brasil.




“A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as Escolas e reagir aos sons, representando, assim, o Carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a Avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como, a criação de uma linha de produtos personalizados”, conta Gabriel David, diretor de Marketing da LIESA.




Escritório responsável por criar a marca, a Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. A empresa trouxe para o time de criação o André Rodrigues, que desde os 15 anos trabalha com o Carnaval contribuindo com a visão de quem está dentro do universo. “Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das Escolas de Samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, conta Alice Gelli, diretora criativa do projeto.


O processo de construção da marca durou em torno de seis meses que envolveu entrevistas com ícones do Samba como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; além de representantes da Liga – Helio Motta, vice-presidente e Elmo dos Santos, diretor de Carnaval. “Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil.



O Rio Carnaval nasce para reverberar para o Brasil e para o mundo a força da ancestralidade, dos ritmos, das cores, das texturas que fazem o Carnaval ser a potência cultural sentida e vivida por tantas pessoas. “A magia e a emoção ao ver a Escola cruzar a Passarela do Samba, depois de tantos desafios e dificuldades ao longo de quase um ano de trabalho para colocar o desfile de pé, pode ser descrita como um acontecimento sobrenatural e memorável. A explosão de cores, música e alegria que invade a Marquês de Sapucaí é arrepiante, inesquecível!”, comemora Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA.



A marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, terá o lançamento oficial nos dias 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba.


(Fotos: Henrique Matos / LIESA)

Comments


bottom of page